segunda-feira, 5 de março de 2012

HMRC realiza treinamento continuado para enfermeiros e técnicos


Semanalmente são realizadas aulas de aperfeiçoamento nas mais diversas áreas

O Hospital Municipal Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, está realizando treinamento continuado para todos os seus enfermeiros e técnicos em enfermagem. São aulas nas mais diversas áreas para relembrar e atualizar determinados conhecimentos.

O superintendente do HMRC, Daniel Bicalho, destaca que são realizados encontros semanais com esses profissionais da saúde. “São cursos destinados para os profissionais da saúde,  direcionados em áreas não específicas para aprimorar o conhecimento básico daquilo que já aprenderam nas escolas técnicas, além  de atualização de informações”, disse.

Atualmente o Hospital Municipal Ruth Cardoso tem em sua equipe 28 enfermeiros e cerca de 140 técnicos. “Normalmente os hospitais não realizam essas aulas com a frequência que o HMRC está implementando”, destaca Mariana Deon, enfermeira de educação continuada.

A cada trimestre o cronograma do curso é modificado. Neste ano, os profissionais do Ruth Cardoso já receberam orientações sobre eletrocardiograma; punção venosa periférica; curativo, aspiração e cuidados com traqueostomia; acreditação – amigo da criança; curativos gerais; cálculo de gotejamento/regra de três; parada cardiorrespiratória (adulto/infantil); sondagem nasoenteral; cuidados com dreno de tórax; manipulação com hipoclorito; controle de sinais vitais; cuidados pós operatórios e pós anestésicos; motivação; e, controle de infecção com temas abordados.

“A Cruz Vermelha Brasileira tem essa orientação de treinamentos constantes para os seus colaboradores e pretendemos dar continuidade a essas aulas e até, no futuro, ampliarmos as orientações”, diz Daniel Bicalho.

CURSOS – As aulas tem a duração média entre 40 a 50 minutos, dependendo do tema a ser abordado. São dois dias semanalmente em três horários diferentes: 11h, 17h e 20h30.

“Chamamos um técnico e um enfermeiro de cada setor para não desfalcarmos o atendimento e os horários diferenciados possibilidade que muitos participem. Cada participante acaba sendo um multiplicador dentro do seu próprio setor”, diz a enfermeira Mariana.

As aulas contam com orientações e palestras do enfermeiro que melhor dominar o assunto de cada setor. Ao final das aulas, os participantes ganham certificado de participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário