quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Lista de espera para exames pode diminuir

Hospital Ruth Cardoso instaurou metas com o objetivo de agilizar atendimentos em Balneário Camboriú
Diogo S. Campos diogo@manchetedovale.com.br
 As filas crescem desenfreadamente para os quatro principais exames do setor público. Endoscopia, tomografia, radiografia e ultrassonografia ultrapassam mais de mil agendamentos em atraso em todo o município. Diante disso a Prefeitura de Balneário Camboriú está encaminhando os exames pendentes para o Hospital Ruth Cardoso.
Segundo o secretário de saúde José Roberto Spósito, os pacientes já estão sendo chamados conforme a lista de espera, e os primeiros atendimentos foram realizados na terça-feira. A meta é de que o hospital consiga atingir uma marca de 200 de tomografias, 200 de radiografias, 150 ultrassonografias e 20 exames de endoscopia por mês, o que deve ser uma média suficiente para diminuir a espera para os próximos meses.
 
Spósito afirma que a lista de espera para as tomografias tem crescido mais relação às outras. Segundo ele, a demanda tem sido maior devido à eficiência do exame. A fila ultrapassa a marca de mil pessoas. A estimativa é de que mesmo com novos agendamentos as filas continuem a aumentar. Em até seis meses todas as pessoas que hoje estão no aguardo tenham sido atendidas.
Novo site                              
Para facilitar o acompanhamento de quem está nas filas para exame, a Secretaria de Saúde vai criar um site que reúne as informações do paciente e sua posição na fila. A intenção é de que, além de aperfeiçoar o sistema para a população, sirva como uma forma de fiscalização pelos órgãos legais.


Domingo, 22 de Janeiro de 2012 - 09h25